sexta-feira, 14 de novembro de 2008

“Unir Para Vencer”: GO

“Há mães e pais que se mantêm acordados depois de os seus filhos adormecerem a interrogarem-se sobre como irão amortizar a hipoteca, pagar as contas do médico ou poupar o suficiente para pagar os estudos universitários dos filhos.”
Discurso de Barack Obama, na noite da vitória em Chicago

Quando a economia real está numa profunda crise é extremamente difícil induzir dinâmicas mobilizadoras, que venham a gerar alterações motivacionais geradoras de mudança. Contudo, há quem queira “Voltar a Acreditar” e há quem queira “Unir Para Vencer”. Estamos num distrito em processo de “esvaziamento”, o de Coimbra, e numa campanha regional de uma partido há procura de uma renovação, o partido social democrata (PSD).
No inicio de 2002, conheci um professor e, também, autarca com uma dinâmica fantástica e muita humildade. Coordenava, eu, um grande projecto no distrito de Coimbra, com objectivos de acompanhamento do uso da Internet para fins pedagógicos, junto dos professores e alunos das escolas públicas do 1° ciclo do Ensino Básico (EB1). A Internet, banda “estreita”, tinha chegado às escolas e era preciso dinamizá-la: câmaras, escolas, professores, pais, alunos, tios, primos, etc. A inércia das autarquias era gigantesca, sem estruturas adequadas para acompanhar os “novos tempos”, e as Escolas estavam praticamente isoladas, e muito abandonadas. Foram necessárias muitas viagens, muitas reuniões, muito teimosia e passados uns anos “tudo mudou”. Nesse tempo, o único autarca que “aparecia”, ou melhor, que apareceu e se envolveu foi o Dr. Pedro Machado. Foi com a sua preciosa capacidade de unir, motivar, bom senso e liderança, que conseguimos “dar a volta” a uma situação que estava, quase, perdida desde a o litoral ao interior mais profundo do distrito de Coimbra .
Tal como nos jogos inteligentes, que usam o princípio elementar de juntar peças para abrir o caminho da vitória, como é exemplo o famoso jogo GO, assim vai ser no distrito de Coimbra, através da estratégia “Unir Para Vencer”, que aposta na união, para construir a força, necessária, para vencer os desafios de hoje e de amanhã.
Na noite de Chicago foram enfatizados os problemas da saúde, da educação e do emprego. Conseguiram a união e espero que consigam levar por diante aquilo a que se propuseram.
No distrito de Coimbra, é preciso acreditar na união, porque, só assim, PODEMOS.

1 comentário:

castleking disse...

De facto o que é preciso é unir para vencer, porque nunca ninguém deixou de acreditar...