No exame do 9º ano de 2006/07 houve 72,8 por cento de negativas a Matemática. Uma desgraça!
A esmagadora maioria dos alunos que entram no ensino superior em cursos de formação de professores do 1º ciclo, o último contacto que tiveram com a matemática foi no 9º ano. Não é dificil visualizar o impacto que este resultado terá nos futuros professores com responsabilidade de ensinar matemática. A sua recuperação é muito difícil, os meus colegas de matemática que o digam. Resultado: são precisos programas suplementares (ou complementares) de formação contínua em matemática para professores do 1º ciclo, com custos elevados e ainda sem avaliação de resultados. Não tenho dúvidas sobre o impacto do que agora foi “medido”: o défice de competências básicas em matemática, nível do 9º ano, é brutal, tem um efeito de cascata monstruoso.
Encontro, demasiadas vezes, jovens estudantes do ensino superior e licenciados com dificuldades em entender (o conceito subjacente) que o valor de uma célula de uma folha de cálculo pode ser o resultado de uma operação de valores em outras células. Imaginem, o resultado da soma de 5, 10, 20, … 100 valores ser inscrito, manualmente, numa célula após somatório manual, ie com a máquina de calcular, de todas as parcelas. E funções estatísticas simples (ex: média) ? e o conceito de percentagem … Bem, mal, no fim da linha medem-nos a produtividade e é uma lástima.
A esmagadora maioria dos alunos que entram no ensino superior em cursos de formação de professores do 1º ciclo, o último contacto que tiveram com a matemática foi no 9º ano. Não é dificil visualizar o impacto que este resultado terá nos futuros professores com responsabilidade de ensinar matemática. A sua recuperação é muito difícil, os meus colegas de matemática que o digam. Resultado: são precisos programas suplementares (ou complementares) de formação contínua em matemática para professores do 1º ciclo, com custos elevados e ainda sem avaliação de resultados. Não tenho dúvidas sobre o impacto do que agora foi “medido”: o défice de competências básicas em matemática, nível do 9º ano, é brutal, tem um efeito de cascata monstruoso.
Encontro, demasiadas vezes, jovens estudantes do ensino superior e licenciados com dificuldades em entender (o conceito subjacente) que o valor de uma célula de uma folha de cálculo pode ser o resultado de uma operação de valores em outras células. Imaginem, o resultado da soma de 5, 10, 20, … 100 valores ser inscrito, manualmente, numa célula após somatório manual, ie com a máquina de calcular, de todas as parcelas. E funções estatísticas simples (ex: média) ? e o conceito de percentagem … Bem, mal, no fim da linha medem-nos a produtividade e é uma lástima.
1 comentário:
Folgo muito em vê-lo por aqui, caro JO. Já acrescentei à barra lateral.
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