terça-feira, 23 de outubro de 2007

Estudar em Coimbra (publicado no Diário de Coimbra, em 11.10.2007)

Estudar em Coimbra, a meu ver, poderia ser um projecto conjunto da Universidade de Coimbra (UC) e do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) com o objectivo de incrementar a internacionalização e a atractibilidade desta região. Uma cooperação institucional, deste género, assentaria num contrato, entre os parceiros, com claros objectivos de incrementação das relações de cooperação, de integração de instituições de ensino de forma a que a utilização dos recursos existentes seja efectuada de forma eficiente, promovendo o desenvolvimento da Região de Coimbra como uma proeminente região internacional do conhecimento.
A plataforma de cooperação poder-se-ia centrar nos seguintes eixos estratégicos:
- Cooperação Educacional: as instituições de ensino superior (IES) aprofundariam a cooperação educativa, limando, gradualmente, as sobreposições e promovendo acordos para a distribuição do trabalho, numa base de racionalização dos recursos;
- Internacionalização: as IES comprometer-se-iam a incrementar o desenvolvimento de serviços para estudantes estrangeiros, criando condições adequadas à sua estadia na Região de Coimbra; promovendo a mobilidade de estudantes e investigadores, assim como o desenvolvimento de estudos (cursos) comuns em inglês;
- Investigação e Desenvolvimento: as IES cooperariam e articulariam projectos de investigação e desenvolvimento;
- Desenvolvimento de Serviços: as IES organizariam serviços comuns de suporte, com especial incidência para os serviços de apoio aos alunos, bibliotecas, centros de documentação e informação, serviços de informação e facilidades tecnológicas, materializado no portal Estudar em Coimbra a totalidade dos diversos eServices oferecidos;
- Rede Regional de Educação na Região de Coimbra: a necessidade da criação de uma perspectiva regional, criaria as condições para as IES implementarem uma Rede Regional de Educação com outras instituições de ensino e organizações da comunidade (poder local, empresas, instituições públicas, organizações empresarias, sindicatos, etc), de forma a promover actividades de formação, educação, investigação e desenvolvimento na Região de Coimbra, assim como o desenvolvimento regional da componente de inovação e empreendedorismo.
Há muito que outras comunidades desenvolvem projectos de sucesso com base na cooperação regional, atingindo níveis que permitem a oferta de estudos transversais por parte de várias instituições universitárias e politécnicas. É o caso do projecto UniPoli Tampere, na (incontornável) Finlândia, remontando a 2002 a data de início do primeiro acordo de estratégia regional. A região de Tampere engloba 28 concelhos, com cerca de 470000 habitantes, e possui quatro IES: duas universitárias e duas politécnicas (denominadas por universidade de ciências aplicadas) que formam a Regional Higher Education Network in Tampere Region (http://www.uta.fi/sitr):Tampere University, Tampere University of Technology, Tampere Polytechnic – University of Applied Sciences and Pirkanmaa Polytechnic – University of Applied Sciences. É importante levar em conta que, praticamente todos, os politécnicos da Finlândia são dependentes das autoridades locais, são financiados pelo governo central e, também, pelas autoridades locais ou consórcios municipais.
Registe-se que na região de Tampere nasceu a tão conhecida Nokia, na pequena cidade de Nokia, a qual dista cerca de 15 Km da cidade de Tampere Hoje, na região de Tampere, estudam cerca de 37000 alunos do ensino superior, tendo, anualmente, mais de 1000 alunos estrangeiros e mais de 1200 mobilidades de estudantes Erasmus. Na cidade de Tampere a empresa Nokia onde possui um importante centro de investigação e uma grande base de negócios. A propósito, a Nokia Siemens está a instalar dois centros de desenvolvimento em Aveiro e em Lisboa. Em Aveiro, este pólo de inovação está a “arrastar” o interesse de outras empresas: Siemens, Galp, Martinfer, Limoges… . Pois é !

1 comentário:

Alexandre Sousa disse...

Pois é meu caro João...
Ele há coisas tão bonitas que se podiam fazer com pessoas mais simples, se toda a gente só quisesse mesmo fazer coisas bonitas.

Um abraço