terça-feira, 27 de novembro de 2007

Os cursos de politécnicos já não são uma segunda escolha

É uma afirmação do Ministro José Mariano Gago numa entrevista ao Jornal de Letras, Artes e Ideias, de 21/11/2007, a propósito do aumento de procura dos cursos politécnicos: 24% (politécnicos) e 11% (universidades). Precisando:
- E o aumento de procura dos cursos politécnicos, como vê?
- Creio que é a resposta natural à distribuição de politécnicos pelo país, mas parece-me que também aqui há uma mudança de paradigma cultural. Os cursos de politécnicos já não são uma segunda escolha (sic).

2 comentários:

Alexandre Sousa disse...

Tenho passado por aqui e entre um bago de milho e um grão de arroz, hesito, hesito, até porque tenho coisas para entregar até 10 de Dezembro e para bem do meu corpo, são coisas pagas à linha.
Regressemos ao ponto:
Sinceramente, tenho pena que um Professor, contra o qual tenho, pessoalmente, zero, se esqueça do método científico quando chega a Ministro; ou seja, ser Ministro não obriga Zé Mariano a deixar no tapete da entrada os ensinamentos de que efectivamente fez prova como investigador.
Para além de termos a deriva da universidade no sentido do técnico-profissional e a tentação do politécnico no caminho do cientifismo, temos coisas muito mais simples de estudar:
O Zé Mariano deponha sobre a mesa os dados (acessíveis) sobre o percurso dos candidatos a Arquitectura, Design (via universitária), Design (via politécnico).
‘et voilá’
Coisas que até a mulher de César sabia na antiga Roma.

Um abraço

João Orvalho disse...

É verdade. Sobre as derivas há muito a dizer. Sobre Designa, Multimédia e Comunicação muito mais. Então em Coimbra ... Voltarei ao assunto, prometo.
1 abraço,