Serão organizadas sessões informais de partilha e formação de iniciação ao Scratch. Nalgumas, onde os intervenientes revelem interesse sobre o valor educativo desta actividade, estimular-se-á a reflexão sobre as potencialidades educativas da programação com o Scratch.
PROGRAMA
9:30 Recepção e sessão de abertura, no Auditório;
10:00 "Imagine, Programe e Partilhe" - apresentação de exemplos de projectos desenvolvidos pela comunidade, quer no SAPO Scratch (http://kids.sapo.pt/scratch), quer no Scratch MIT (http://scratch.mit.edu), no Auditório;
10:30 Exploração e desenvolvimento de projectos, nas salas de informática 2 e 3;
12:30 Sessão final (follow-up) com a apresentação de projectos desenvolvidos e encerramento, no Auditório.
2 comentários:
Olá!
Peço desculpa pela invasão... mas era algo que queria ter feito há mais tempo... mas que o tempo corre mais do que devia... :)
Sem mais preâmbulos...
Iniciei o uso do Scratch com alunos poucos meses depois do seu lançamento em 2007 (pelo MIT)... desenvolvi tese de mestrado em torno do tema... consegui que a PT se interessasse... e na primeira conferência Scratch@MIT lá fui eu. Iniciei tradução de alguns docs, a equipa do MIT permitiu a construção de um recantinho com as traduções e fomos cooperando ao logo dos anos. Continuei a trabalhar sempre com alunos e é com uma imensa alegria que vejo a movimentação em vários pontos do País. Já o tinha percebido no site do MIT para o Scratch day... Setúbal este ano, Lisboa (no ano passado - FPCE onde fiz o mestrado), Aveiro - Scratchando com o Sapo, Coimbra (conheço ainda mal o vosso trabalho), Univ. do Minho... E porque estou aqui agora? Embora seja um pouco prematuro, a verdade é que a DGIDC-ERTE PTE - José Pedroso... me recrutaram para ser assim uma espécie de Scratch woman em 2010/2011... a 80%... destacamento como técnica pedagógica de apoio a escolas que desejem desenvolver projectos nesta área. Ainda não veio a autorização definitiva... mas... já penso que seria excelente juntar esforços com todos quantos se têm empenhado na causa e tentar fazer algo mais abrangente.... Eventualmente até com a criação de uma plataforma para educadores (à semelhança d do ScratchEd do MIT).
Acho que estas coisas só têm pernas para andar se conseguirmos pensar globalmente...
Em síntese, se por acaso eu vier a estar nessa posição... haverá alguma possibilidade de um dia se alinhavarem ideias e projectos em conjunto? Vou conversar também com Aveiro (que iniciou o trabalho depois de terem estado em contacto com o meu – ali conheço bem os envolvidos) e procurar descobrir quem mais avança neste campo...
Mesmo sendo prematuro, sei, e férias, sei... é só uma sementinha. Sábado que vem vou integrar um painel “virtual” no MIT (está a decorrer a conferência bianual – é a segunda - e este ano, com imensa pena, não pude ir) a propósito do uso do Scratch nas aulas de Mat e Ciências... (tenho referência ao dito no meu blog Tempo de Teia... onde estão bastantes ligações que lhe permitirão, se desejar, saber um pouco mais de quem lhe escreve hoje :)
Sem pressas (que tudo pode não passar ainda de um sonho antigo meu) mas com optimismo... aproveito para desejar boas férias. A resposta pode vir depois... lá para Setembro... quando a “saison” educativa se iniciar.
Bom trabalho e obrigada pela atenção!
Teres Martinho Marques
Prof. da Escola EB 2,3 de Azeitão e tb Formadora do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1º e 2º ciclos da ESE/IPSetúbal) Mail: teresamar no gmal.
Parágrafo (muito) estranho a ser corrigido (ai as pressas de um copy paste sem revisão!):
"Peço desculpa pela invasão... mas era algo que queria ter feito há mais tempo... mas que o tempo corre mais do que devia... :)
Sem mais preâmbulos..."
correcção:
"Peço desculpa pela invasão... mas era algo que queria ter feito há mais tempo... (o tempo é que corre mais do que devia e não o permitiu... :)"
Enviar um comentário