terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Matinées - sessões matemáticas ao fim da tarde - Escola Alice Gouveia - Coimbra

No blogue "Campo Lavrado", de José Manuel Silva, o post "As escolas marcam a diferença" "diz" que as "escolas não são iguais" e que "é urgente alertar as consciências para a necessidade de voltarmos decididamente as atenções para os aspectos organizativos das escolas", pois, "a organização, a gestão e a liderança desempenham um papel fulcral nos resultados das aprendizagens".

As matinés de matemática e o REDEmat 2008, na Escola Alice Gouveia em Coimbra, são dois exemplos de boas práticas que contribuirão para o sucesso das aprendizagens.
Por isso, pedi ao meu Amigo António Gama, Professor de Matemática, para me descrever estes dois projectos, cuja iniciativa e desenvolvimento são da responsabilidade dele e da sua colega Isabel Martins, Professora de Matemática na referida Escola.
Assim, segundo o António Gama, o Matinées - sessões matemáticas ao fim da tarde: Destina-se aos alunos do 8º ano, e funciona às terças e quintas das 17 às 18 horas. Pretende desenvolver nos alunos a capacidade de analisar, raciocinar e comunicar ideias, colocando, formulando, resolvendo e interpretando problemas matemáticos, em variadas situações. Ao longo do ano temos previstas actividades diversificadas, partindo das Olimpíadas Portuguesas da Matemática, do Concurso Canguru sem fronteiras, dos Problemas do Zéfiro, do PmatE que nos permite elaborar provas online sobre os conteúdos que curriculares, Actividades interactivas matemáticas - ClicMat, Geometria dinâmica - Sketchpad e Jogos matemáticos. Sendo facultativo, houve uma enorme adesão dos alunos. Num universo de 85 alunos cerca de 50% fizeram a sua inscrição. Têm comparecido em cada sessão entre 15 a 20 alunos.
O REDEmat 2008: É uma competição matemática que se realizará no dia 5 de Março. Há uma prova online, na plataforma do PmatE, para cada ano de escolaridade, do 3º ao 12º. Cada prova tem 20 níveis e um tempo máximo de 30 minutos. Os alunos participam em equipas de dois. A iniciativa é do PmatE da Universidade de Aveiro e nós somos uma escola dinamizadora. No dia 5 de Março teremos centenas de alunos dos 3º ao 9º anos, de várias escolas de Coimbra, Miranda e Montemor, que vêm voluntariamente à nossa escola realizar provas de matemática. Até lá haverá treinos e, em Fevereiro, haverá provas de selecção pois não temos condições para recebermos todos os que manifestam vontade em participar. Temos turmas inteiras a quererem participar.
Pretende-se desenvolver o gosto pela Matemática, usar o desafio de um jogo e as novas tecnologias para aumentar conhecimentos e desenvolver a capacidade de interpretar e resolver problemas bem como de fomentar a cooperação entre os alunos. Serve também de divulgação e treino para as competições EQUAmat MINImat e MAISmat, a realizar em Aveiro a 28 e 29 de Abril.


Sem comentários: