quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Novos publicos no ensino superior

1º - "Professor denuncia ruína do ensino profissional" - Domingos Cardoso reformou-se ao fim de 36 anos de ensino. Contactou com turmas dos cursos de Educação e Formação - uma das vias profissionalizantes de ensino - e decidiu denunciar o que considera “uma mentira”. Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são uma “fraude”, noticiou o Expresso em 8/12/2007.
2º - Nos centros de Novas Oportunidades (269) há 340 mil adultos inscritos para aumentar as suas qualificações, noticia o Público de 11/12/2007. E mais: há 1 milhão de activos que o Governo quer qualificar entre 2005 e 2010, através de reconhecimento de competências e da formação de adultos.
3º - No Parlamento fala-se em “laxismo” e “facilitismo”, sessão de 11/12/2007.
4º - Um avaliador externo do Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) afirma, a propósito da cerimónia onde o Primeiro-Ministro apresentou os "primeiros" 65 certificados do 12.º Ano, “que durante um discurso político de qualquer dirigente não se ouviu uma única vez as palavras: rigor, credibilidade, exigência. Ouvimos falar de "oportunidades". Acho que é altura de pensar seriamente no que será o RVCC”.
5º - Parte destes, serão os novos alunos do ensino superior. As IES estão preparadas? Estou preocupado e parece que vou deprimir.

Sem comentários: