terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Aveiro: CET (1) (Diário de Aveiro, supl. Economia, 26/1/2016)

GECA – Grupo de Estudos de Comutação Automática, criado em 1950 na cidade de Leiria, transferido para Aveiro em 1955. Em 1972 o GECA transformou-se em CET – Centro de Estudos de Telecomunicações, participando na constituição da Universidade de Aveiro. A PT Inovação foi criada em 1999, mas herdou a história, as instalações e o processo de desenvolvimento de inovação deste percurso: CET.
A actividade do CET foi fundamental para o desenvolvimento das telecomunicações em Portugal, tendo dinamizado investigação, desenvolvimento e transferência de tecnologia e de conhecimentos científicos, promovendo e prosseguindo uma estreita colaboração com a actividade empresarial e com a Universidade. O CET afirmou a sua presença no sector das telecomunicações nacionais, tornando-se um importante pólo de desenvolvimento regional e constituindo uma contribuição inegável para a Indústria do conhecimento aplicada às tecnologias da informação e da comunicação em Portugal.
Em 2016, o CTO da Altice Labs garante que a PT Inovação continua a existir como entidade jurídica e que o vínculo das pessoas continua a ser com a empresa atual, embora a marca passe agora a ser Altice Labs, que agrega as operações de inovação em Portugal mas, também, em Israel, França, República Dominicana e Estados Unidos.
Segundo a imprensa económica, é em “Aveiro que a Altice fixou o seu quartel-general para a inovação e tecnologia”. É uma excelente noticia, uma fantástica conquista de uma cidade-região e, muito especialmente, da Universidade de Aveiro, que coopera intensamente com várias empresas e vários centros de I&DT da Região. Esta, é uma consequência natural da identificação ou complementaridade dos seus domínios e áreas de investigação com as áreas de especialização tecnológica do tecido empresarial.
Contudo, o modelo anterior da PT Inovação muito ancorado em serviços externos, num modelo de outsourcing, vai ser “cortado”. Qual vai ser o impacto na região ? Apesar de o ecossistema empresarial em torno da PT Inovação ser dinâmico, competente e resiliente, poderá, no entanto, sofrer um duro golpe.
A Altice Labs precisa, todos precisam, de uma rede engenheiros talentosos e satisfeitos com os seus trabalhos. Terá, pois, que ter atenção ao que se está a passar em Silicon Valley: um estudo (TINYPulse) de satisfação com 5000 engenheiros e outros profissionais do desenvolvimento de software, no ano passado, evidenciou que muitos deles sentiam-se “alienados, presos, subvalorizados e frustrados”.
(1) Registo de interesses: o meu pai foi um técnico dos CTT. Aqui, em Aveiro, passou bastante tempo da sua vida profissional. Por isso, cedo comecei a “ouvir” e a contactar com o CET dos CTT’s e com Aveiro.


João Orvalho, Professor do Politécnico de Coimbra, jgorvalho@gmail.com

Sem comentários: