terça-feira, 22 de março de 2016

Open Data Tourism Hack at Ria Aveiro 20XX (Diário de Aveiro, supl. Economia, 22/3/2016)

Os grandes problemas precisam de pequenas soluções - e muitas !
Por isso, acredito que em 20XX ir-se-á realizar uma competição Open Data (dados abertos) para encontrar as melhores App’s, sobre dados abertos da Ria de Aveiro, que ajudem a gerir os maiores problemas e globalmente aplicáveis ao turismo. Outro importante objectivo é promover o uso dos dados abertos e a criação de redes de sensores “abertos”, fomentando o processo de inovação no contexto do movimento das cidades inteligentes.
O Hack at Ria Aveiro será uma plataforma para apoiar o processo de desenvolvimento de App. Ela permitirá a criação por equipas multidisciplinares, com colaboração on-line, com apoio de mentores e peritos. Ela será aberta e gratuita para qualquer criador de App, ou seja, engenheiros, designers, profissionais de marketing, comunicadores ou apenas as pessoas com boas ideias. Os catálogos de dados são conjuntos que estarão partilhados por instituições da Administração Pública, garantidos (qualidade e devidamente actualizados), como por exemplo, estatísticas sobre as diversas funções da economia do mar, transportes, eventos, pontos de interesse, espaço culturais, saúde, parques de bicicletas, rotas, wifi hot spot, etc.
Contudo, na Ria Aveiro, tal como em Portugal e na Europa, apesar das muitas iniciativas, temos de levar esta política mais a sério. “Europa está sem um compromisso sério face aos dados abertos” diz Paul MacDonnell, do Center for Data Innovation - uma organização “think tank” que se tem dedicado à reflexão e estudo sobre a interligação entre os dados, a tecnologia e as políticas públicas, acredita que a maior parte dos países europeus ainda não está a levar a sério as oportunidades criadas pelos dados abertos. No seu artigo[1] relembra o potencial de mercado para os dados abertos: até 2020, estima-se que os dados abertos venham a criar um mercado de bens e serviços na ordem dos 75.7 mil milhões de euros, em toda a Europa. O responsável do Center for Data Innovation acredita que o impacto da diretiva europeia para a reutilização da informação do sector público está, ainda, longe do desejável. Apesar do mérito da iniciativa, a diretiva deixa nas mãos dos estados membros a decisão sobre a informação e formatos a disponibilizar.
É preciso construir uma “Open Data and Smart Ria Aveiro”.

João Orvalho, Professor do Politécnico de Coimbra, jgorvalho@gmail.com



[1] Europe needs to get serious about open data, EurActiv.com

Sem comentários: