quinta-feira, 19 de junho de 2008

"Não precisamos de boas estatísticas, precisamos de bons alunos"

Não precisamos de boas estatísticas, precisamos de bons alunos
José Manuel Fernandes - 20080619 - Director do Público
Três anos e meio depois, é cada vez mais claro que uma mulher que se apresentou como grande reformadora do sistema educacional há muito que passou a funcionar apenas em função dos resultados estatísticos que puder apresentarQuando Maria de Lurdes Rodrigues foi nomeada ministra da Educação pouco se sabia da sua experiência política excepto que, como colaboradora de Mariano Gago no tempo em que este passara pelo Ministério da Ciência, realizara um trabalho competente de sistematização estatística. Na pequena ficha que, a 5 de Março de 2005, se escrevia no PÚBLICO sobre esta figura ainda desconhecida da opinião pública referia-se que "a socióloga Maria de Lurdes Rodrigues, 48 anos, foi a primeira presidente do Observatório das Ciências e das Tecnologias, criado em 1997 por Mariano Gago" e que "a sua função era recolher estatísticas sobre a actividade científica portuguesa".
Três anos e meio depois, é cada vez mais claro que uma mulher que se apresentou como grande reformadora do sistema educacional, e que tomou algumas medidas correctas e importantes no início do seu mandato, há muito que passou a funcionar apenas em função dos resultados estatísticos que puder apresentar. Só assim se compreende a forma agressiva como, nos últimos tempos, tem reagido a todas as críticas, vindas quer das associações de professores (não confundir com sindicatos), quer das sociedades científicas sobre o caminho que está a seguir para conseguir essas estatísticas. Mais exactamente: sobre o facto de uma ministra que tem dito que deseja dificultar a possibilidade de "reter" um aluno que não tem as competências mínimas para passar de ano ter criado um clima que permite que o nível de exigência nas provas de aferição e nos exames nacionais do 9.º e 12.º anos possa estar a descer. E só dizemos "possa estar" e não que está mesmo a descer porque neste domínio se recomenda um cuidado que não é compaginável com a arrogância. Esta fica para os responsáveis do ministério e pode bem caracterizar a forma como ontem tanto a ministra, como o director do Gave - o gabinete responsável pelas provas - reagiram às críticas quer da Associação de Professores de Português, quer da Sociedade Portuguesa de Matemática.
Se os nossos estudantes tivessem evoluído de forma gradual, ao longo do mandato deste Governo, passando de elevados percentagens de provas de aferição negativas no 4.º e 6.º anos tanto a Matemática como a Português, estaríamos aqui a celebrar: todos desejamos melhores níveis de aprendizagem ao longo de todo o ciclo de ensino.
Agora aquilo que surpreende é que se celebre, como a ministra fez, um salto inverosímil na qualidade das aprendizagens - de repente as negativas a Matemática passam para metade nos 4.º e 6.º anos - quando as indicações vindas da evolução do sistema ainda o ano passado iam em direcção contrária, pois o famoso plano de recuperação que já estava em marcha não tivera qualquer efeito nos exames do 9.º ano, onde os resultados haviam piorado. Será que tal plano só teve efeito nos primeiros ciclos? Ou será que, como defende uma sociedade científica dirigida por um matemático cujas qualidades como divulgador foram este anos premiadas a nível europeu, os exames eram demasiado elementares?

Ainda antes de conhecer os resultados das provas já a SPM havia levantado o problema. Não ficou à espera dos resultados para dar a sua opinião: pronunciou-se a tempo e horas. E sem o fazer na base do ataque pessoal ou de carácter, ao contrário do que ontem fez o director do Gave, Carlos Pinto Ferreira, a quem não se conhecem competências para dizer que alguém como o presidente da SPM, Nuno Crato, deve ser uma pessoa "que de certeza absoluta não sabe nada de avaliação educativa".
A incapacidade de suportar a crítica e de responder com argumentos sérios, fundamentados e detalhados marcou de resto o discurso de ontem dos responsáveis ministeriais e pode até ser a explicação para o que resulta de incompetência ou de golpe de baixa política: não enviar os critérios de correcção às associações de professores, impedindo-as assim de se pronunciarem a tempo e horas para os meios de comunicação social. Será por recearem ser criticados? Ou por retaliação face a críticas anteriores?
Esperava-se que face a um tema tão importante como a avaliação do processo de avaliação o ministério actuasse com mais transparência a abertura à crítica, até porque esta tem sido feita de forma construtiva. Tal como não se esperavam comportamentos que indiciam reacções do tipo "quem se mete com o PS, leva".

sábado, 31 de maio de 2008

A Falta de Cooperação (1)

Após um período de retiro, retomo a actividade neste blog. A paragem não se ficou a dever a nenhuma depressão, motivada pela grave crise económica, de valores e de ideias inovadoras. Hoje, perdeu-se (ou adiou-se?) a hipótese de iniciarmos um ciclo para redução do estado. Por isso, iniciarei uma série de post sobre a "falta de cooperação".

Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, a “Cooperação, no contexto da economia e sociologia, é uma relação de entreajuda entre indivíduos e/ou entidades, no sentido de alcançar objectivos comuns, utilizando métodos mais ou menos consensuais”. Ora, a falta de cooperação é um elemento de explicação corrente sobre insucessos, problemas, lacunas, défices, dificuldades, etc. Vejamos alguns casos exemplificativos.
No site da Presidência da República, a propósito do desenvolvimento da biotecnologia, diagnostica-se que este dependerá dos progressos realizados em três vertentes fundamentais, dos quais saliento “o combate à fragmentação (traduzida pela falta de cooperação entre o sistema de investigação científica e a indústria, pela falta de cooperação entre empresas europeias e pela falta de cooperação entre instituições de investigação europeias)”.
Numa recente Conferência Internacional sobre o ensino da Matemática, os Professores desta disciplina evidenciaram que o “falarem mais entre eles”, quer os de escolas diferentes quer os que leccionam em ciclos diferente (primeiro, segundo, etc), resultaram muitos exemplos de boas práticas. Sendo esta colaboração recente, retenho uma nota do jornal Público (8.5.2008) com declarações de uma professora sobre a falta de cooperação com outros professores de uma escola vizinha à sua: “Claro que já podia ter feito este contacto, mas sabem como nós, os professores, somos tão distraídos”.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

lockdown

De "O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES: LOCKDOWN" sobre como "... inundar o país de licenciados sem qualidade, criar uma imagem artificial de sucesso quando o sistema está podre, corromper os bons professores, dar oportunidades imerecidas aos maus, forçar para o estrangeiro os melhores alunos...".
Há um sentimento de facilitismo que está a crescer, a ganhar corpo e a ficar muito presente em muitos sectores da sociedade. A blogoesfera está ser o espaço de comunicação livre destes sentimentos. Não faltará muito para começarem a aparecer os casos concretos ...

terça-feira, 6 de maio de 2008

Novas prepotências nas IES

Escrevia J. Cadima Ribeiro no seu Universidade alternativaConstruída como o foi a lei, havia o risco de “a montanha parir um rato”. Pois bem, a um mês do final do prazo que a lei conferia às IES para adequarem os seus estatutos ao novo enquadramento legal, não creio arriscar muito com a afirmação de que as piores expectativas estão em vias de ser confirmadas Acrescento, ainda há pior: com a ameaça de fome e outras nuvens cinzentas, a precariedade dos docentes aumentou, assim como a postura prepotente de, alguns, dirigentes no activo. Mais ainda, os alunos começam a revoltar-se com os resultados práticos de Bolonha, ainda por cima vão sentido, cada vez mais, o peso das propinas. Desmobilizam dos orgãos, escrevem em blogs e listas de email o seu descontentamento. As posturas prepotentes, que não promoveram um debate alargado dos novos estatutos, não conseguem esconder certos tiques: fecham os canais de comunicação aos alunos, desvalorizam o seu descontentamento e ignoram sinais resultantes dos números do desemprego de licenciados. Que fazem, muitos dirigentes, para contrariar o abandono e o estado de desmotivação de muitos alunos, especialmente dos sectores mais castigados? Nada. Vão continuar a enganá-los? Vão, fechando-se, prepotentemente , no poder.


domingo, 4 de maio de 2008

Sem comentários: "Não reprovemos os alunos, diz a OCDE" - de Cartas ao Director do Público (4.5.08)

«A propósito do artigo de primeira página no PÚBLICO de 30 de Abril, deixem-me contar-vos uma pequena história verídica: sou professora de Inglês numa escola secundária. Há tempos, um aluno de 10.º ano, nível 6 da língua inglesa, procurava desesperadamente no dicionário, palavra a palavra, durante um teste, tudo o que não sabia.A propósito do artigo de primeira página no PÚBLICO de 30 de Abril, deixem-me contar-vos uma pequena história verídica: sou professora de Inglês numa escola secundária. Há tempos, um aluno de 10.º ano, nível 6 da língua inglesa, procurava desesperadamente no dicionário, palavra a palavra, durante um teste, tudo o que não sabia. Vendo que estava a perder muito tempo, abeirei-me dele e pedi-lhe que me dissesse o que procurava porque estava a perder muito tempo. Procurava a palavra "mas"! Fiquei perplexa e respondi-lhe: "Então não é but?" Agradeceu-me e, mal eu virei as costas, chamou-me e disse-me: "Já agora, professora, podia dizer-me como se diz "o". E eu: "o" de o, a, os, as?" Sim, foi a resposta!
Não estou a brincar, juro. Acontece que este aluno NUNCA tinha tido uma única nota positiva a Inglês desde o 5.º ano de escolaridade. Chamei a mãe que, ingenuamente, me confirmou que, como ele, "não dava para o Inglês", já lhe tinha dito que estudasse as outras disciplinas e deixasse aquela de lado.
Na mesma turma, de 27 alunos, havia excelentes alunos na disciplina, outros que tinham explicação, outros que andavam no Instituto de Línguas há anos, etc. Como é que no fim do ano, por mais esforços que o professor faça, se passa um aluno destes que nem sequer compreende uma palavra do que eu digo nas aulas? No secundário, como é sabido, as disciplinas são de passagem obrigatória, uma a uma.
E falam da Finlândia! O primeiro-ministro esteve na Finlândia a ver as escolas e veio de lá encantado. Eu conheço bem o sistema finlandês e por isso me pergunto: será que não reparou que, dentro da sala de aula, há outro professor só para ajudar estes alunos e não fazer os outros perderem tempo de aprendizagem? Será que a OCDE sabe que as famosas aulas de apoio em Portugal são facultativas ao nível do secundário? Será que a OCDE sabe que as aulas de apoio em Portugal não são "tempos lectivos" no novo Estatuto da Carreira Docente, ou seja, "ensina-se" mas não se está a "leccionar"? Será que os pais dos outros países estudados pela OCDE dizem aos filhos para deixarem uma ou duas ou três disciplinas de lado porque "não dão para aquilo"?
Não brinquem com o ensino e com os professores, se faz favor. Venham, incógnitos, disfarçados, escondidos ou às claras, ver o que se passa nas nossas escolas. Por favor, não se deixem enganar por aqueles que julgam que, por decreto, boa vontade, caridade cristã, se passam alunos que nunca perceberam o que significa estudar.
O Presidente da República espanta-se com a ignorância dos jovens em termos políticos e cívicos; aos professores já nada os espanta. Nem mesmo quando um jovem, com cinco anos completos de estudo de Inglês, não sabe dizer but!
E, já agora, aproveito para acrescentar: se as notas dos nossos alunos contam para a nossa avaliação, e uma vez que o Inglês nem sequer tem exame nacional, não irá acontecer que os piores professores de entre toda a classe não começarão a passar os alunos que não sabem dizer but e terão uma excelente avaliação, e os melhores, os que ainda sabem o que estão a fazer, serão sacrificados pelos seus princípios deontológicos?»
Carmo Gago da Silva, professora
Setúbal